DELEGADA CRISTIANE RAMOS É CIDADÃ DE PORTO ALEGRE

Delegada Cristiane Ramos recebe o Título de Cidadã de Porto Alegre por proposição do vereador Alvoni Medina
(Foto: Cleiton Pereira)

O mais novo título de Cidadã de Porto Alegre foi entregue a Cristiane Machado Pires Ramos na tarde desta terça-feira (21/06). A delegada recebeu a homenagem, proposta pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos), em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O proponente da honraria, vereador Medina, destacou em seu discurso que a homenagem é um reconhecimento e respeito à trajetória da delegada em defesa dos direitos dos idosos. Devido à sua atuação, em janeiro de 2019 assumiu a titularidade da delegacia de proteção à pessoa idosa de Porto Alegre, atuando com foco na prevenção e combate às violações de direitos da população maior de 60 anos, em uma das Capitais de maior população idosa do país. “Quem não cuida dos idosos, não tem respeito pelo que já foi construído no passado e não zela pelo próprio futuro.”, destacou Medina.

A homenageada, delegada Cristiane, se emocionou durante seu discurso contando sua trajetória pessoal e profissional, e relembrou o início da Delegacia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre. “Foram 3 anos de grande intensidade e entrega pelo que se tornou uma causa para mim: a luta para prevenir e reprimir a violência contra os mais vulneráveis entre os vulneráveis, os idosos.”, contou ela. Ainda, destacou os projetos conquistados, sendo mais de 1 milhão de reais captados para melhorar as condições de trabalho dos policiais e o acolhimento das vítimas, além da participação e coordenação em operações de âmbito nacional, deixando o Rio Grande do Sul no mapa dos Estados com melhores índices alcançados na repressão aos crimes contra idosos.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Segurança de Porto Alegre, Coronel Mário Ikeda, representando o prefeito Sebastião Melo, o qual deixou sua mensagem por meio de um vídeo gravado e exibido durante a sessão solene. Também, o diretor do Departamento Estadual de Proteção à Grupos Vulneráveis, delegado Daniel Ordahi, representando o chefe de Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes. Demais delegadas e delegados da Polícia Civil prestigiaram a solenidade, além de familiares e amigos. Ainda, prestigiaram o ato os vereadores de Porto Alegre, José Freitas e Comandante Nádia, além do vereador de Canoas, Alexandre Duarte.

História

Delegada de Polícia, natural de Santiago, Rio Grande do Sul, nascida em 19 de junho de 1981, cursou Ciências Jurídicas e Sociais, entre os anos de 2000 e 2006, na Universidade Federal de Santa Maria. Filha do pedreiro Antônio e da cozinheira Diamantina, esposa do Cássio Ramos, mãe da pequena Rafaela de 5 anos, do Leonardo de 9 anos e do Eduardo de 11 anos.

Em 2003, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul, onde exerceu o cargo de Oficial de Diligências até 2012, quando foi nomeada para dar início ao curso de formação de delegados de polícia na Academia da Polícia Civil, em Porto Alegre. Atuou como autoridade policial em delegacias de pronto atendimento da região metropolitana e da capital. Após, foi responsável pela Central de Termos Circunstanciados e pelo primeiro Núcleo de Mediação de Conflitos do município.

Em janeiro de 2019 foi convidada para assumir a titularidade da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre. Em abril de 2022, assumiu como Diretora da Divisão de Proteção à Mulher do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, sendo atualmente responsável pela direção técnica-operacional das 23 delegacias especializadas no atendimento à mulher e ainda acumulando o cargo de titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre.

Texto: Jornalista Aline Puthin (Mtb. 11808)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s