LEI JUNHO VIOLETA É SANCIONADA EM PORTO ALEGRE

O projeto de Lei de autoria do vereador Alvoni Medina,(Republicanos) para incluir no Calendário Oficial de Eventos de Porto Alegre, a campanha Junho Violeta – Violetas contra a Violência, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, foi sancionado na manhã desta terça – feira, (30/06), pelo prefeito Sebastião Melo.

A campanha Junho Violeta, tem como objetivo desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra pessoas idosas no âmbito do Município de Porto Alegre.

Durante o mês de Junho, diversas ações foram realizadas para chamar atenção das pessoas a este tema, que busca prevenir e coibir a violência contra os idosos. ” É com imensa satisfação, estar hoje aqui na prefeitura juntamente com o prefeito Sebastião Melo, para sancionar a lei deste importante projeto, que é o Junho Violeta. Muitos idosos sofrem diversos tipos de violência e precisam do nosso apoio”, afirmou Medina.

Porto Alegre é a cidade Amiga do Idoso, segundo a Organização Mundial de Saúde, é a capital com maior percentual de idosos e se preocupa há bastante tempo com a sua qualidade de vida. ” O idoso contribuiu de várias formas nas suas atividades sociais, laborais e econômicas para uma sociedade melhor. Por meios de projetos como o do Junho Violeta, que visam ações benéficas para os idosos, eles são valorizados”, destacou Melo.

Em seguida, a delegada de Polícia da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, Cristiane Pires Ramos, ressaltou que os dados de denúncias anônimas contra maus tratos a idosos, cresceu no período da pandemia. ” A sociedade como todo, precisa se conscientizar e zelar para combater a violência contra os idosos”, afirmou Cristiane.

Segundo dados da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, os crimes de maus tratos contra os idosos cresceram 26,3% do ano de 2019 para 2020, e no mesmo período, os crimes de estelionato contra o idoso aumentaram 60,5%, enquanto que, as denúncias recebidas aumentaram de 401 em 2019, para 838 em 2020.

Estiveram presentes também no ato da sanção, o vereador José Freitas, o Secretário de segurança Coronel Mário Ikeda, o Secretário de Governança local, Cássio Trogildo, o Secretário de enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, o diretor da Anapps, Nilton Belsarena, o Coordenador dos Direitos dos Idosos da SMDS, Raphael Ramalho, e o Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RS, Cristiano Lisboa Martins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s