O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Alvoni Medina (Republicanos), participou na tarde desta quarta – feira (28-4), juntamente com demais autoridades governamentais, do seminário preparatório para o Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência, Diversidades e Doenças Raras.
O evento aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line), no salão nobre da prefeitura.
Além da organização do Fórum de 2022, o seminário tem também o propósito de apresentar ações relacionadas à candidatura da Capital para sediar a Assembleia Mundial da ONU Sobre o Envelhecimento (AME III).
O evento acontece a cada 20 anos e teve as duas primeiras edições na Europa. Será realizado em uma cidade da América Latina ou do Caribe. O prefeito Sebastião Melo, em evento do Fórum Social Mundial da População Idosa VI, em janeiro passado, manifestou o desejo de Porto Alegre sediar a AME III quando a capital do Rio Grande do Sul completar 250 anos.
Durante a cerimônia de abertura o vereador Alvoni Medina, ressaltou a importância da criação de políticas públicas para defender os idosos, as pessoas com deficiência e doenças raras. “Todas as causas são nossa prioridade. O Brasil, assim como a cidade de Porto Alegre está envelhecendo e precisamos de políticas públicas para lutar pelos nossos idosos. A capital está pronta para receber Assembleia Mundial da ONU sobre envelhecimento”, destacou Medina.
Também participou de forma online o vice – presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Deputado Federal, Ossesio Silva (Republicanos), em que salientou a importância da realização do seminário. ” Esse seminário é fundamental para construir ações para que beneficiem a população idosa e fortalecer para que Porto Alegre venha sediar a terceira AME”, afirmou o deputado.
O secretário municipal do Idosos Republicanos de Porto Alegre, Nilton Belsarena, também esteve presente e pontuou a importância do tema. “Essa é uma pauta muito importante para nós republicanos. Conversar sobre políticas públicas de um modo geral é um avanço para construir o envelhecimento com qualidade de vida”, salientou Nilton.
O Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência, Diversidades e Doenças Raras é uma realização da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora, através de secretarias e órgãos, coordenados pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política. O evento prevê a formação de um comitê organizador, tendo como membros representantes da prefeitura e da sociedade civil. A sétima edição do fórum acontecerá em janeiro de 2022.
