EVENTO ONLINE MARCA O INÍCIO DA SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROME DE DOWN

A abertura da Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down foi realizada na tarde desta terça – feira (23). A cerimônia aconteceu de forma online, com transmissão pelas redes sociais e contou com a presença do Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vereador Alvoni Medina, (REP), e o Secretário adjunto Paulo Brum, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino e demais convidados.


O objetivo da ação é conscientizar e auxiliar familiares, profissionais das áreas da saúde e da educação e da sociedade sobre a disfunção genética e a inclusão da pessoa com síndrome de Down.
Logo após a abertura da semana, começou o Seminário sobre os cuidados com a saúde das pessoas com Síndrome de Down durante a pandemia, com a doutora Ana Claudia Brandão, médica da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Albert Einstein.


De acordo com doutora, a pandemia tem mudado a vida das pessoas de uma maneira extraordinária. Pessoas com síndrome de Down e outras deficiências também foram atingidas e de maneira mais impactante.

” Pessoas com síndrome de Down, são mais vulneráveis e possui uma incidência maior de disfunções da imunidade, cardiopatias congênitas e doenças respiratórias. Portanto, familiares têm o papel fundamental de orientar sobre as medidas de prevenção. Além disso seria muito importante para as pessoas com síndrome de Down, fazer parte dos grupos prioritários para vacinação do covid – 19″, afirmou Ana Claudia.


Para este período de isolamento que estamos vivenciando, a especialista alerta para algumas dicas para amenizar este momento.


” É necessário conscientizar sobre as medidas de segurança, sempre que for necessário sair, usar a máscara. Fazer atividades para prevenir a saúde mental, a prática de atividades físicas ajuda bastante nesse processo. Promover ações entre os familiares, como vídeo chamada para aproximar as pessoas”.


Durante a abertura da Semana, o vereador Alvoni Medina, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento.

” É um privilégio fazer parte deste evento. A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está a disposição para auxiliar no que for preciso para inclusão de todos”. afirma Medina.


Os eventos são realizados de forma virtual, o segundo painel será um sarau cultural, dia 24, às 17h, com jovens com Síndrome de Down, apresentando poesia, literatura e música.
Compuseram a solenidade o Presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, Vicente Fioriontini, e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Khalil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s