AGENTES FUNERÁRIOS PEDEM PRIORIDADE NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID – 19

“A equipe não aguenta mais, os funcionários estão esgotados e seguem na linha de frente do Covid. Não existe mais condições humanas, físicas e emocionais. A situação está caótica”. Esse foi o desabafo de Glauco Daniel Ribas Santos, Diretor da Funerária São Pedro de Porto Alegre e procurador do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (SESF/RS), durante reunião online na tarde desta quinta-feira (18/03), em Porto Alegre. A reunião, mediada pelo vereador Alvoni Medina (REP), contou com a participação do diretor de Vigilância em Saúde do município, Fernando Ritter.


Ao iniciar a reunião, Glauco Daniel Ribas Santos, fez um relato da atual situação em decorrência da pandemia dentro dos estabelecimentos funerários de Porto Alegre. “Em Porto Alegre são 23 funerárias, e isso representaria a vacinação em 300 profissionais. Por isso, estamos aqui fazendo nosso apelo, pois o setor poderá entrar em colapso”, salientou ele.

Já o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, explicou que os agentes funerários fazem parte dos grupos prioritários, mas que atualmente pelo Plano Nacional de Vacinação, estes profissionais estão no grupo 14 na ordem de prioridades. “Completamos dois meses de vacinação, e até o momento, temos mais de 68 mil pessoas vacinadas. Mas para a vacinação dos agentes funerários, é preciso uma autorização pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”, explicou Ritter.

Para o vereador Alvoni Medina, os profissionais desta categoria estão diariamente expostos ao coronavírus. “Os agentes funerários estão na linha de frente neste momento, tendo contato direto com vítimas infectadas pelo vírus. E nesta pandemia, este profissional que mesmo com muito receio de se contaminar e levar a contaminação para seus entes queridos, executa seu trabalho com o máximo de segurança e qualidade”, destacou Medina.


Ao final da reunião, ficou acordado que o vereador Alvoni Medina, juntamente com o deputado estadual Sergio Peres (REP), solicitará uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para que a prioridade de vacinação dos agentes funerários seja regulamentada com brevidade pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), assim autorizando o município de Porto Alegre para a imunização destes profissionais.


Também, participaram da reunião o Diretor Executivo do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do RGS – SESF/RS, Antônio Augusto Azzi Nunes, o Presidente da Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre, Ary Bortolotto, o Diretor Jurídico da Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre, Flávio Renê Claudy Gomes e o assessor parlamentar do deputado estadual Sergio Peres, Oscar Sartório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s