REUNIÃO ONLINE DEBATE SOBRE PRIORIDADE DE VACINAÇÃO PARA PESSOAS COM DOENÇAS RARAS.

Na tarde desta segunda-feira (15/03), a convite da presidente da Global Action Institute, Maria Regina Araújo, o vereador Alvoni Medina (REP) participou de uma reunião online para tratar sobre a prioridade na vacinação contra o Covid para as pessoas com doenças raras. Na ocasião, o vereador Medina, que também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras de Porto Alegre, apresentou o Projeto de Indicação nº 66/21, de sua autoria, o qual foi encaminhado à Prefeitura Municipal, e propõe a inclusão das pessoas com doenças raras, pessoas com deficiência e cuidadores, como prioridades no Plano Municipal de Imunização contra o Covid-19.

Durante a reunião, que contou com a participação do Diretor de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, o vereador solicitou esclarecimentos sobre a apresentação da proposta ao Comitê Estadual Bipartite, e sobre a atualização do plano municipal, para inclusão destas pessoas nos grupos prioritários de vacinação, que foi tema da reunião da CEDECONDH no último dia 02 de março, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Também, o vereador relembrou que na última reunião, o diretor Ritter, salientou a importância de levar a proposta ao comitê Estadual Bipartite.

De acordo com o diretor Fernando Ritter, o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, foi atualizado no mês de fevereiro de 2021, incluindo as pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos, no grupo de prioridades para receber a vacina. Mas isso será possível, após os profissionais de saúde.

Sobre pessoas doenças raras, ressaltou ” o grupo prioritário que inclui as pessoas com comorbidades, acaba inserindo as pessoas com doenças raras, no entanto, não há no plano nacional, nenhuma diretriz que inclua as pessoas cuidadoras de idosos e de pessoas com deficiência ou doenças raras, nos grupos prioritários para vacinação”.

Ritter destacou que para inclusão dos cuidadores nos grupos prioritários, é necessário um movimento junto à bancada gaúcha do Senado e da Câmara dos Deputados, uma vez que o Plano Nacional é que estabelece as diretrizes a serem seguidas pelos Estados e Municípios. Com a ampliação da vacinação para idosos com 76 anos ou mais, a estimativa é que pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência, serão vacinadas no final do mês de abril.

Ainda, durante a reunião, após ser questionado pelos participantes da reunião, o Diretor esclareceu que, para estabelecer prioridade às pessoas com doenças raras, dentro do item das pessoas com comorbidades (item 14 do plano nacional), é necessário um movimento junto à Comissão Intergestores Bipartite, e junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/RS, liderado pelo Dr. Maicon de Barros Lemos, atual Secretário Municipal da Saúde de Canoas.

Ao final da reunião, o vereador Alvoni Medina, salientou que a Frente Parlamentar das Doenças Raras, solicitará apoio ao deputado federal Carlos Gomes (REP), para que junto com a bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, consiga encaminhar esta priorização, uma vez que, os planos municipais e estaduais, estão subordinados ao comando do plano nacional.

Também, participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, Nelson Kalil, o representante da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-RS, Dr. Francisco Telles; o Dr. Edward A. Darnel, Diretor Científico GLOBAL ACTION I NSTITUTE; a Dra. Têmis Félix – Presidente da Associação Brasileira Genética Médica; a Dra. Ida Schwartz – Coordenadora do Centro de Referência de Doenças Raras do HCPA – Serviço de Genética Médica; e o Sr. Toni Daher – Presidente da FEBRARARAS, Federação Brasileira de Associações de Doenças Raras e Presidente da Casa Hunter.

Acompanhe na íntegra a reunião: https://youtu.be/qZB594GcPjM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s