PCD, DOENÇAS RARAS E CUIDADORES DE IDOSOS NA PRIORIDADE DE VACINAÇÃO DO COVID

Em reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (02/03), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre, debateu sobre sobre a prioridade da vacina do Covid-19 para pessoas com deficiência, doenças raras e cuidadores de idosos. Coordenada pelo presidente da Cedecondh, vereador Alexandre Bobadra (PSL), e proposta pelo vereador Alvoni Medina (REP), a reunião contou com a presença do Secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, do Diretor da Vigilância em Saúde da capital, Fernando Ritter, representantes das entidades ligadas as causas e demais vereadores integrantes da Comissão.


A proposição, feita por meio de Projeto de Indicação do vereador Alvoni Medina ao Executivo, teve parecer favorável à aprovação e foi enviada ao prefeito Sebastião Melo, no início desta semana.
Durante o encontro, o Secretário Mauro Sparta, salientou que 10% dos porto-alegrenses já receberam a primeira dose da vacina. “Desde o início da vacinação, a secretaria se preparou para que a distribuição das vacinas ocorresse de forma acelerada”, destacou Sparta. Também, pontuou sobre a importância deste tema em discussão e acrescentou que atualmente a secretaria segue o Plano Nacional de Vacinação. Ainda, o secretário informou que os cuidadores de idosos de instituições de longa permanência já estão autorizados a receber a vacina.


O diretor da Vigilância em Saúde da capital, Fernando Ritter, também participou do debate e apresentou informações dos grupos prioritários da primeira fase da vacinação, a qual mostrou que cerca de 106 mil pessoas que estão na Fase 01 de prioridade já forma vacinadas na Capital. Conforme Ritter, pessoas com doenças raras precisam entrar no grupo de comorbidades de forma detalhada, por este motivo o diretor afirmou que encaminhará o Projeto de Indicação do vereador Alvoni Medina para a Comissão Intergestora Bipartite (CIB) para análise e possível alteração nos grupos prioritários.


Para o vereador Alvoni Medina, o debate foi de extrema importância para que o assunto viesse a pauta e se torna-se prioridade.“Hoje recebemos a notícia de que o Rio Grande do Sul receberá um lote com mais de 174 mil vacinas, e também, que o Governo Federal disponibilizará 800 mil doses diárias do imunizante até o final do mês, por isso, reforço a inclusão das pessoas com deficiência e as acometidas por doenças raras na lista de prioridades, assim como os cuidadores de idosos”, destacou o vereador. Ao final, Medina destacou que acompanhará os novos encaminhamentos e se colocou a disposição da Secretaria de Saúde, para participar da reunião da CIB para apresentar o Projeto de sua autoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s