SOS IDOSOS DESAPARECIDOS É APROVADO

Estima-se que em 2018, o Rio Grande do Sul fora o segundo estado com maior número de desaparecidos, contabilizando 9.090 pessoas, de todas as idades. Ficando atrás apenas do estado de São Paulo, que registrou 24.366 desaparecidos, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Pensando nisso, a Câmara de Porto Alegre aprovou na tarde de sexta-feira (24), o projeto de lei de autoria do vereador Alvoni Medina, SOS Idosos Desaparecidos, o qual visa realizar campanhas para prevenção do desaparecimento de idosos, conscientização sobre o cuidado com o mesmo, bem como orientação e prevenção a golpes ou situações que coloquem em risco a integridade física e moral da pessoa idosa e outras providências.

“O presente projeto surgiu após ouvirmos vários relatos de desaparecimento de idosos através da aproximação com a delegacia do idoso da capital. A partir daí, pensamos em formular um programa para melhoria na divulgação dessas informações.”, afirma Medina.

Questionada sobre a importância do projeto, a Delegada Cristiane Ramos, Diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate aos Crimes de Intolerância da PCRS, afirma que “dentre os grupos vulneráveis, os idosos são os mais suscetíveis ao desaparecimento, sobretudo em razão de doenças que acometem a memória e a saúde mental. É essencial que o Poder Público olhe pra isso de maneira mais apurada e busque soluções de prevenção e atendimento qualificados.”

Outra situação problemática, conforme o vereador, “ocorre com idosos que se deslocam, sozinhos, para receber benefícios de pensão e aposentadoria em bancos. Dessa forma, tornam-se alvos fáceis para assaltos e sequestros relâmpagos.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s