REUNIÃO SOBRE CIDADE AMIGA DO IDOSO  

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, recebeu o prefeito do município de Veranópolis – Terra da Longevidade, Dr. Waldemar de Carli, na manhã desta sexta-feira (13). A cidade gaúcha é a única que alcançou todos os estágios para receber da Organização Mundial da Saúde (OMS), a titulação de “Cidade Amiga do Idoso”.

O prefeito explicou as ações que foram realizadas, de acordo com as possibilidades do município, envolvendo todas as secretarias. “Espaço físico, habitação, transporte, participação, respeito e inclusão social, comunicação e informação, oportunidades de aprendizagem, cuidados e apoio; foram mapeados, através de pesquisa de linha de base para o Desenvolvimento de uma cidade mais amiga do idoso, ou seja, cidade para todas as idades”, afirma De Carli.

O presidente da Frente, vereador Alvoni Medina, agradeceu a disposição do prefeito de Veranópolis e deixou no ar a indagação, aos representantes do executivo da capital: “Por que Porto Alegre não se interessou em realizar os estudos necessários, para não chegar às vésperas do prazo e estar prestes a perder a certificação da OMS?”

Em 2016, Porto Alegre manifestou o interesse, junto a OMS, para ser uma “Cidade Amigável ao Idoso”, recebeu a certificação, porém, há um longo caminho a ser percorrido para garantir a certificação final.

Outro palestrante do encontro foi o pesquisador do Instituto de Geriatria e Gerontologia, o PhD Ângelo Bós, que trouxe dados sobre o envelhecimento ativo da Capital e como Porto Alegre foi protagonista do ingresso na Rede de Cidades Amigáveis ao Idoso.

A reunião foi sugerida pelo Conselho Municipal do Idoso – Comui, que demonstra interesse em garantir essa certificação, porém, precisa que as secretarias municipais estejam engajadas na causa, para que o passo-a-passo seja desenvolvido em conjunto.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão, o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Nelson Khalil, a delegada titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, Cristiane Ramos, a secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade de Veranópolis, Adriane Parise, a vereadora Claudia Araújo, o representante da secretaria de Desenvolvimento Pessoal e Esporte de Porto Alegre, Luciano Rosa, e a representante da secretaria de Relações Institucionais, Aline Néglia.

frente idoso(Foto: Cleiton Pereira)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s