RECONHECIMENTO DA COMUNIDADE SURDA

A mesa diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, acolheu a solicitação do vereador Alvoni Medina, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e promoveu uma homenagem ao Dia do Surdo, na tarde desta quinta-feira (26).

Celebrada nacionalmente, a data é uma homenagem a primeira escola de surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro. O objetivo deste dia, é fazer uma reflexão e propor o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

De acordo com o proponente da homenagem, não só em setembro devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. “O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), cada vez se faz mais importante.”, afirma Medina.

O parlamentar aproveitou a ocasião para mencionar que protocolou nesta semana, o projeto de indicação nº 049/19, o qual prevê a criação de uma Central de Interpretação de Libras – CIL, a ser instalada, preferencialmente, na região central da capital. O objetivo é garantir atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva, por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso aos serviços públicos.

Estiveram presentes na homenagem a vice-presidente da Associação Crianças e Adolescentes Surdos RS – ACAS RS, Lidiane Ilha, o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Vicente Fiorentini, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nelson Khalil, a representante da Faders Acessibilidade e Inclusão, Greice Severino e o representante da Comunidade Surda, Cristian Strack.

Período de Comunicações

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s