A Câmara Municipal de Porto Alegre, aprovou de forma unanime, na tarde desta segunda-feira (2), o projeto de autoria do vereador Alvoni Medina, que institui o jogo do câmbio como esporte símbolo da pessoa idosa, no município.
A modalidade é como um voleibol adaptado para a terceira idade. Atualmente, esse esporte é um dos mais praticados pelas pessoas idosas no estado do Rio Grande Do Sul. Em Porto Alegre, existem 10 equipes, que participam de competições anualmente, o que reúne cerca de 120 pessoas.
“Sabe-se que a prática esportiva na terceira idade traz inúmeros benefícios à saúde, como o estímulo de novos desafios, o exercício da memória e a capacidade de adquirir novos conhecimentos.”, afirma Medina.
De acordo com a proposição, o jogo do Câmbio nasceu de uma experiência feita por um grupo de profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, vinculado a Universidades (UFRGS, UFSM, UPF, Unisinos, Ulbra, Unilasalle e Feevale) e também às prefeituras municipais de Porto Alegre e Passo Fundo e ao SESC. De acordo com pesquisa desempenhada por Eduardo Hauser, pesquisador da Escola de Educação Física da UFRGS, através da prática deste esporte, foram criadas adaptações para os idosos e desenvolveram-se as suas regras.
(Foto: Ederson Nunes/CMPA)