Crianças e adolescentes em idade escolar cada vez mais têm acesso a uma variedade temática de informação, principalmente por meio de dispositivos eletrônicos usados diariamente. Porém, no dia a dia, pouco se aborda o assunto vida amorosa para jovens nessa fase.
E pensando nisso, foi apresentado ao secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Prof. Dr. Adriano Naves de Brito, o Projeto “Namoro Blindado nas Escolas”. A iniciativa foi exposta pelo coordenador do projeto no Rio Grande do Sul, Miguel Farias, e acompanhada pelo vereador Alvoni Medina (PRB).
O projeto conta com uma equipe que visita instituições de ensino e realiza uma palestra direcionada a alunos do fundamental e médio, com o intuito de orientar os jovens a como lidar com as expectativas, medos, dúvidas e qualquer assunto pertinente aos relacionamentos na juventude.
O projeto também é uma ferramenta de estímulo a leitura, uma vez que durante as palestras são distribuídos exemplares do livro a cada um dos participantes.
Durante a reunião, o secretário de Educação, Prof. Dr. Adriano Naves de Brito, salientou sobre o projeto e sua aplicação nas escolas. “O projeto parece interessante, pois demonstra também trabalhar com a inteligência emocional da juventude, e para sua aplicação devemos inseri-lo no planejamento da escola, sempre buscando a realidade de cada comunidade escolar”, enfatizou.
O vereador Alvoni Medina (PRB), que também integra a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, destacou outro objetivo deste projeto voltado aos jovens. “Ainda, o objetivo deste projeto é ajudar os jovens a viver uma relação de verdade, olho no olho, frente a frente, uma vez que, a maioria deles só tem contato com as redes sociais e relacionamentos virtuais”, disse Medina.